álbum de família


tio Getúlio, tia Haydée, vovô Fernando, vó Maria, tia Ester, mamãe Fernandina (vovó Dina) e vovó Januária (sentada na frente) - Maceió, 1947

Enquanto reviso o diário da minha avó, estou digitalizando e identificando fotografias do álbum de família. Felizmente, algumas trazem anotações feitas pela minha tia Anajas, portanto as legendas são referentes ao parentesco da geração dos meus tios e minha mãe com as pessoas que aparecem nas imagens.

2 pensamentos sobre “álbum de família

  1. Araken e Failde eram mesmo os prediletos, mas foi para mim que ela entregou as partituras que restaram das inúmeras composições que nosso bisavô Agérico fez (as demais foram queimadas pela nossa bisavó Anísia, quando ele morreu de tuberculose). E também me deu uma cabeça de boneca de louça linda, que ela ganhou no seu aniversário de 9 anos, portanto, ainda do século 19, já que ela nasceu em fins de 1800. Eu mandei fazer um corpo para a boneca, com vestido e tudo e a moça que costurou tudo, ao levar a boneca da casa dela para a loja, deixou cair e logicamente a cabeça quebrou. Tentou restaurar mas não ficou bom. Quase morri de desolação. Ainda tenho a boneca comigo.

  2. Além da mamãe,só chegamos a conhecer as tias Ester e Haydée. Tia Ester era engraçada, alegre. Tenho ótimas lembranças dela.Os sobrinhos prediletos eram o Araken (o Ken) e a Failde que ela carinhosamente chamava de Fá. A predileção era tanta, que era o único sobrinho que ganhava presente no aniversário. Ela tirava da mísera aposentadoria que meu pai conseguiu para ela. Tia Haydée era a ‘lady’.

Deixe um comentário

