das fotografias recolhidas das gavetas

Fernandina aos olhos de Anthenor, 1930.

Ontem visitei a vó e aproveitei para recolher inúmeras fotografias do nosso álbum de família. De repente eu me vi diante das imagens da minha bisavó Anísia, das tão famosas tia Ester e tia Haydée e até mesmo de uma fotografia da vó Fernandina e do vô Anthenor juntos na beira do rio, em Rio Largo, na flor da adolescência (aguardem que logo mais ela será publicada).

Assim que cheguei em casa, não me contive e digitalizei as imagens. Tomei a liberdade de incluir algumas delas em textos já publicados, por isso convido vocês a espiarem os textos abaixo e visitarem nossos parentes mais antigos que permeiam esse diário.

Descobri um detalhe lindo: as imagens da vovó com 14/15 anos foram feitas pelo vovô. Quem é da família ou amigo próximo sabe que a adoração que ele tinha por ela nasceu no dia em que ele chegou a Rio Largo e a viu pela primeira vez. Isso foi em outubro de 1924.

Demorou muito tempo para que Fernandina soubesse desse amor secreto. No entanto, há uma coleção de retratos que ele fez dela, em diversas poses e lugares de Rio Largo. São lindos retratos, fiquei imaginando como deveria ser emocionante para ele ter a chance de eternizar a garota que ele amava através de fotografias.

Imagens puras e belas, verdadeiros poemas dedicados à menina Fernandina. Como se ele estivesse sutilmente cultivando e cultuando seu amor a partir desses retratos. Não sei se ele imaginava que um dia estaria ao seu lado e viveria esse romance com tanta beleza, mas não é lindo como se permitia sonhar?

E que bom que sonhou tão alto, somos todos fruto disso.

Anúncios

Um pensamento sobre “das fotografias recolhidas das gavetas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s