Viagem no navio Rosa da Fonseca – parte 5

Dia 10 de junho de 1969 – 4h da tarde

Vista aérea do litoral de Fortaleza (1971)

Fortaleza é uma bela cidade. Tivemos umas 3 horas corridas para visitá-la. Procuramos o Péricles e ele nos levou para ver uma porção de lugares. Muito plana e é bem menos quente que Recife. Bonitas avenidas e muito arborizada. Uma brisa constante corre na cidade entre os meses de agosto ou setembro até fevereiro ou março que é quando começam as chuvas, que são os meses mais quentes. Como a terra não tem umidade, a água de côco, por exemplo, não é tão doce quanto à de Recife.

Muito linda a Reitoria da Faculdade de Direito. Tiramos lá algumas fotos que darão para se ter uma idéia da beleza. Aquilo é imenso, tem muitas árvores frutíferas e ornamentais. Pátios, colunas, terraços e jardins. Um auditório ao ar livre, com acústica, imenso. As residências são o que têm de mais fino. Os bairros residenciais do Recife são muito bonitos e agradáveis, mas em Fortaleza, as residências são mais, como direi? Imponentes! Isso mesmo, grandes, imensas mansões – dentro de muro e jardins dão uma impressão de riqueza, que é justamente aquilo que o cearense quer. Porque, diz o Péricles, o cearense é pobre.   

Conta-se pouca riqueza realmente grande. A tenacidade do cearense é que o faz, vencedor em toda a linha. Quer em sua casa – Ceará – ou na casa alheia – o mundo. Tomamos um gostosíssimo sorvete de graviola ou croaçá, como queira.

Pena que o tempo não deu para visitar mais nada. Estivemos no Clube Náutico. Simplesmente belo. É imenso e acolhedor. Agradável de ver. Está completando 40 anos de existência e terão uma semana de festejos.

Clube Líbano Brasileiro (1956)

Muito bonito também é o Clube Líbano Brasileiro. Na entrada de chão e paredes de mármore branco estriado de preto, tem duas meias paredes ladeando uma linda escadaria em metal branco – duas meias paredes – em espelho de cristal que parece contos de fadas. Encerramos o nosso passeio em casa do simpático casal Péricles e sra. Chupamos uma bela e gostosa cana, descascada por ele que nos trouxe depois para o bem arrumado cais de Fortaleza. Quem não gostou da cana foi a Ligia. Ela que come de tudo não suporta cana, pois sente arrepios. Muita pinha, sapoti, roupa, chapéus, bolsas e redes. Teve até quem comesse tapioca no mercado (a Leda e a mãe). Tudo em quantidade para satisfazer e explorar qualquer um. Não compramos nada. Estamos guardando as economias para Manaus. A Luiza e o Sr. Emidyo compraram cajá, mas não gostaram de comê-lo, pois aquilo, como eu já havia lhes dito, tem pouca polpa. Vão levar à noite para fazer suco no jantar. O garçom, o Domenico, se vê velho conosco.

Tanto rezei, tanto implorei e incomodei aos nossos amigos espirituais, que o enjôo passou. Remédio material não curou, reza sim. Mais vale a fé e a confiança.

Por agora nada tenho a contar. Só que converso, leio, vou ao convés, venho ao quarto, escrevo, tomo café às 7h, almoço ao meio dia e janto às 19h. Ontem variou um pouco: chegamos ao navio pouco antes das 8h e como o Péricles ficou no cais, o Anthenor não desceu. Eu vim à cabine, lavei as mãos e subi. Ele ficou com a chave e insistiu para que viesse jantar. Ainda estavam à mesa a Luiza e o Sr Emidyo. Fiquei remanchando até que às 8:30 h chegou seu pai que já havia até tomado banho. Depois do jantar fomos dar uma volta nos salões e descemos à proa e ficamos vendo as luzes da cidade que se afastava.

São 3h15 do dia 11 e já estamos em águas do Piauí. Chegaremos provavelmente, às 22 h de amanhã em Belém. Se a maré deixar.

(continua… aguarde a próxima postagem de Minhas Viagens)

*as fotografias dessa postagem foram pesquisadas na internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s