Viagem no navio Rosa da Fonseca – parte 9

Na quarta-feira, fomos com a Margarida visitar o Museu do Índio. É dirigido e organizado pelos missionários Salesianos. Fomos recomendados para procurar a Irmã Lucia, uma italiana enérgica, simpática, com uma tarimba de trabalho que muito bom macho gostaria de ter a metade. Eles têm missões em vários pontos da Amazônia, Guianas, Peru, Bolívia e mais não sei onde. É um trabalho titânico, fenomenal. Essa Irmã Lucia, como tantas outras, passou seis meses nas selvas trabalhando na catequização dos índios. Sabe todos os costumes, conta histórias sobre os mesmos numa fartura de gestos e palavras que é um prazer vê-la e ouvi-la.

Compramos lá algumas lembranças. As compras! Ah! As compras! O movimento de compras em Manaus não fica devendo nada à rua do Oriente aí em São Paulo. O negócio é muito sério. As fazendas então são espetaculares. Almoçamos em casa do Sr. Tomé. Pescada tambaqui e como sobremesa torta de cupuaçu. Excelente almoço! Gente simples, agradável e a d. Zizi é o carinho em pessoa.

Jantamos no Alvorada com um casal que ficamos conhecendo por informação do Péricles. Eu comi tucunaré. Gostoso! Tomamos sorvete de várias espécies aqui em Belém, Fortaleza e Recife: cupuaçu, graviola, buriti, açaí, sapoti, mangaba, cajá e nem sei mais o quê. Deu para matar as saudades por uma porção de tempo! As pinhas então, são uma delícia!

Passamos dois dias em Manaus. Cheios de calor – humano e de sol. Gostei da cidade. O Amazonas, se o governo não fechar o comércio livre, crescerá muito e voltará talvez aos seus dias de glória dos tempos da borracha. Terá vida e a distância que o separa do mundo será encurtada pela navegação constante. Conosco eram três navios de passageiros e devia ter uns dois mistos.

Só dá estudantes franceses – havia uns cinquenta, fora alemães. Americanos não faltam. E com isso Manaus vende brasilidade e produtos estrangeiros a varejo e por atacado.

(continua… aguarde a próxima postagem de Minhas Viagens)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s