A ENCHENTE

Na parte mais alta da cidade de Rio Largo, existia um açude fabricado pelo “velho” Candinho.

O referido senhor (que Deus o tenha) era mesquinho para ele e a família.

Fez o tal açude para si mesmo. Não dividia com ninguém, diziam as más línguas.

Uma noite de muita chuva, o açude caiu, estourou, rompeu-se. A água inundou a cidade levando de roldão tudo que encontrou pela frente, até uma recém casada. A casa que os hospedou, a ela e ao noivo, ficava na Praça de S. Benedito, local mais atingido pela águas.

O casamento tinha se realizado na tarde da noite fatídica.

Gente pobre, a casa era pequena e para acomodar os noivos, tiveram que separá-los. A noiva foi dormir em cima da mesa, na sala de jantar.

Quando as águas vieram, levaram a coitada com a mesa e tudo. Ela desesperada, sem saber com as mãos algo para se agarrar, para se socorrer, e a primeira coisa que conseguiu foram os galhos de um Mulungú que vivia solitário do rio Mundaú, que foi para onde deram as águas vindas do açude.

Quando o dia amanheceu, viram a pobre moça quase morta de frio e medo, pedindo socorro. O rio estava cheio e com uma correnteza, que ninguém se atrevia a atravessá-lo para salvar a pobre infeliz.

Devido a enchente, o Mulungú estava bem no meio do rio. Era água por todos os lados.

Um senhor resolveu salvá-la: deu um nó na corda que arranjou, pôs o nó na boca e pulou n’água. Com a forte correnteza, não teve jeito para nadar, perdeu o fôlego e lá se foi o salvador para o outro mundo.

Depois dessa tragédia, dois fortes homens a tiraram de lá. No fim de tudo ninguém deu notícias do noivo! Quem sabe foi o primeiro que foi salvá-la?

Nota: Mulungú é uma árvore alta e de grande folhagem. Tem muito espinho grande e forte. As flores são vermelho-alaranjadas e têm a forma de um sapatinho. Sapatinho de Judeu era o nome que se dava a elas.

Anúncios

Um pensamento sobre “A ENCHENTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s