OS NOMES

A coitada não aguentava mais de tanto andar procurando emprego. De repente deparou com uma tabuleta de: precisa-se de empregada.

Uma casa bonita com jardim florido e portão pintado de verde. Bateu palmas. Uma voz respondeu:

– Abra o portão e suba.

A candidata subiu louca de esperança de ter encontrado o emprego que tanto precisava. A dona da casa a recebeu e foi logo perguntando:

– O que sabe fazer?

– Eu sei lavar, passar, cozinhar.

– Muito bem, disse a senhora, e seu nome, qual é?

– Umbelina, sim, senhora.

– Como? Umbelina? Mas que nome horroroso!

– Horroroso por que, dona?

– Porque é muito feio.

– E daí, dona? A senhora quer o meu serviço ou um nome bonito para trabalhar? Umbelina era o da minha avó. A minha mãe botou o nome em mim pra nunca se esquecer dela. A minha mãe chama-se Belina e no meu nome, ela acrescentou o Um.

– Pois se eu fosse você, mudaria de nome.

– Dona, quer saber do que mais, eu vou embora. A senhora que encontre alguém com nome de artista de cinema. Dane-se com seu enjôo.

E foi-se embora a pobre coitada, procurar outro lugar para trabalhar.

E dois dias depois….

Bateu no portão outra jovem, também procurando trabalho. Recebida pela dona da casa, começou a mesma ladainha.

A moça, meio despachada, disse tudo o que sabia fazer até chegar a pergunta principal.

– Como você se chama?

– Leocadia, sim senhora.

– Leo, o que? Se admirou a dona.

– Leocadia. Por que a dona se admira?

– Mas esse nome é, além de feio, é ridículo.

Pensando um pouco, a moça falou:

– Quem sabe a senhora tem razão, mas que mal lhe pergunte, como a senhora se chama?

– O meu nome é Magnalia. Foi erro do escrivão e meu pai esqueceu de corrigir. Eu deveria me chamar Magnólia.

– Magnólia é uma flor branca, cheirosa, disse com raiva a mocinha. O seu parece nome de remédio. E de purgante. Quer saber de uma coisa, antes que seu nome me faça mal e eu me borre toda aqui….

Deu meia volta e foi embora, ventando, como diria a Emília do Rabicó.

Deixe um comentário

