Memórias da Vovó Dina – MINHA CASA NOS IDOS DE 1945

Morávamos na rua 7 de setembro, 126.

Uma bela manhã chega, vindo de Rio Largo, o filho do Sr. Satuba, que tomava conta do sítio do tio Getúlio.

O rapaz Cícero queria ser nosso hóspede.

Saí com ele mostrando porque não podia hospedá-lo:

No meu quarto, meu marido, eu e o Rodrigo Araês; na sala de visitas dormiam tio Odolino em uma rede e Failde Aroni no berço e Regina Angela; no segundo quarto ocupavam Wilmar Jatobá e mais Fernando Ariel, Antenor Araken, Percival Arthur; no terceiro dormiam D. Joaninha e Joana a minha empregada; na sala de jantar em uma rede, meu irmão José Pinto e no chão, no colchão, meu cunhado José Braga.

Até o almoço não tinha jeito de oferecer, pois o negócio era limitado, graças a Deus.

Saí com ele e fui pedir a Maria, minha madrasta. Ela aceitou o Cícero para almoçar.
Pois não é que o rapaz voltou no outro dia?

Aí lhe mostrei novamente o empecilho da hospedagem e perguntei se não tinha parentes por ali.

– Tenho uma tia em Bebedouro, disse ele.

– Então, meu filho, vá para casa da sua tia porque aqui não tem jeito.

Levei-o novamente para almoçar com Maria, meu pai, minha tias, minha avó e o Juraci.

Um dia cheia dos dois parasitas Josés, subi nas tamancas e mandei que os dois fossem procurar trabalho.

O meu marido labutava no Banco, só Deus sabia como para sustentar tanta gente… que fossem cuidar da vidinha deles.

Não gostaram, naturalmente. O José Braga foi para casa de um primo que o colocou na polícia onde era sargento.

Com o tempo o José se engraçou da filha do primo e casou com a Antonieta. Era uma bonita menina. Se foram felizes, eu não sei, só sei que tiveram um batalhão de filhos.

2 pensamentos sobre “Memórias da Vovó Dina – MINHA CASA NOS IDOS DE 1945

Deixe um comentário

