A LENDA DE SÃO JOÃO, O BATISTA

Contam que Maria, ainda grávida de Jesus, foi visitar Isabel, sua prima, que estava esperando João.

Era um pouco distante e ainda tinha uma ladeira para lá chegar.

Isabel foi recebê-la e feliz pela visita, abraçou-a dizendo: – Bendita és entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre.

Maria passou o dia e ao se despedirem, Isabel lhe disse:

– Quando o meu filho chegar, para não teres trabalho de vires aqui, por causa da ladeira, eu pedirei ao meu marido para fazer um fogueira ao pé desta oliveira. Assim saberás do nascimento do meu filho.

O pai de João era sacerdote já entrado nos anos, como também Isabel. Não tinham mais esperança de terem filhos.

Estando celebrando lhe apareceu um anjo e disse-lhe:

– Preparai o vosso coração. Isabel conceberá um filho a quem darás o nome de João, o Batista.

Baltazar retrucou:

– Como terei um filho se já estou tão velho? Não acredito.

O anjo falou:

– Como estás duvidando da vontade de Deus, ficarás sem falar até o nascimento da criança.

E assim foi dito e assim aconteceu.

Por essa razão hoje se festeja São João com uma fogueira e uma pequena árvore ao lado.

Não sei no interior de São Paulo, mas no norte e nordeste era assim que faziam. Talvez hoje não. Tudo muda nesse mundo até os belos hábitos.

A Igreja Católica era hábil em criar a razão da vida dos seus santos.
Alguma lenda até que é bonita, não?

Essa história como a de São Benedito e Santa Rita foi publicada na revista o Mensageiro da Fé. Meu pai a comprava e eu me deleitava com as histórias dos santos e as piadas.

A revista era anual.

2 pensamentos sobre “A LENDA DE SÃO JOÃO, O BATISTA

  1. A comemoração de são João ainda se festeja com honras e glorias no NE. Lembro no tempo que eu trabalhava, tinha uma enfermeira que era do Ceará. Ela só pedia férias ou juntava folgas para passar essa data na sua terra natal. A festa de São João é mais celebrada que o pp Natal.

Deixe um comentário

