PROSAS DO ERNESTO JATOBÁ

Segure o copo por baixo

Segure com as duas mãos

Enxó, compasso e formão,

fogo, farol, ferro e facho.

Eu procuro, mas não acho

A fulô do mulungu

Tive três anos no Sul

Mais meu mano Felizardo,

Copo branco, copo pardo,

Verde, amarelo e azul

Ajuê, Maria!

—————————-

Eu só queria fazer

O que me peito palpita

Caçar uma mulher bonita

Para com ela eu casar.

Se ela me rejeitar

Eu zangado brigo e ralho

Vou mandar comprar um baralho

Pra me divertir na praça.

Sem mulher também se passa

Quem tem mulher, tem trabalho

Ajuê, Maria!

3 pensamentos sobre “PROSAS DO ERNESTO JATOBÁ

  1. Anajase Siomara, correções.
    Segure o copo por baixo

    Pegue (“Segure” e não “Pegue”) com as duas mãos

    Enxó, compasso e formão,

    fogo, farol, ferro e facho.

    Eu procuro, mas não acho

    A fulô do mulungu

    Tive três anos no Sul

    Mais meu mano Felizardo,

    Copo branco, copo pardo,

    Verde, amarelo e azul

    Ajuê, Maria!
    “Quem não tem o que dizer,
    põe na garganta e vê descer”

    Padrinho dizia isso no fim. Papai colocava algo mais (batendo o copo na garrafa) como : visita à casa matriz, inclusive território do Acre, Rondônia, Rio Branco e Amapá. Naquela época os territórios ainda não haviam se tornado estados.
    Mas podem deixar como está…

  2. Até onde minha memória alcança e vai até minha infância em Itajubá, lembro de papai declamando esses versos e até o próprio Sr Ernesto que muitas vezes participou de nossos almoços. Era muito divertido, pois evidentemente se somava às contorias e outras declamações. Saudade danada. A última vez que nosso pai declamou esses versos, foi na ceia do fim do ano (2009). Supreendemente ele veio participar da ceia e até comeu! Declamou esse brinde e outros mais.Foi a despedida de um forte, como diria ele!

  3. Quem participou de algum almoço na casa dos meus pais, com certeza ouviu esses versos, declamados pelo papai. Ele adorava declamá-los quando ia fazer um brinde. Só que falava tão rápido que mal se entendia o que dizia.

Deixe um comentário

