21/Maio/71 – Começa a Riviera Francesa

Saint Tropez.

Saint Tropez – 11h30
Não tem mais que as outras cidades praianas. Só que é francesa, está fazendo frio e tem comércio e rosas.

Saint Maxime – 12h30
Não existe novidades nessas afamadas praias. Nada que nós não tenhamos iguais ou mais bonitas.
Restaurante “La Reserve” – almoço servido por uma linda mademoiselle.

Saint Tropez

Saint Raphael – 14h30
É uma grande cidade praiana, bonita, espalhada em frente ao mar. Belas residências, avenidas floridas, hotéis e restaurantes pitorescos formam a bem arrumada Saint Raphael. O comércio deve ser muito bom e muito caro também, como tudo é caro nesta França, da antipática Brigitte Bardot.

Vila D’Anthéor (Anthenôr) – 15h
Tudo que tem nela pertence a ele. Rochas, mar, residências… tudo. Terreno escarpado, perigoso para banhos, mas é o que tem de mais belo – Côte d’Azur – é realmente muito bonito o mar por aqui.

Miramar – 15h30

La Napoule – 15h35
Bonitinha – praia com areia escura

Cannes

Cannes – 15h45
Aglomerado de barcos, casas, gente, avenidas largas e arborizadas. Cannes é o maior até agora, de todos os atrativos à beira-mar da Riviera Francesa. Cada hotel que só a fachada vale um sonho, calculem por dentro. Um mar de rosas enfeita este imenso jardim-praça.

Somente rosas grandes, pequenas, vermelhas, cor-de-rosa. As bordas dos canteiros são em flores amarelas. Os caramanchões são de rosas trepadeiras em várias cores e tipos. É a flor que maior cultivo tem pela Europa, pelo menos na parte que vimos até aqui. Rosas e geraniuns.

Antibes – uma continuação de Cannes, pois nestas vilas não se sabe onde começam umas e terminam outras.

La Fontaine – La Bragne e daí por diante até Nice, a maior de todas as praias, mas nem por isso a melhor. O centro comercial de Nice é decerto a atração principal desta enorme cidade. Suas ruas estreitas, cheias de perigo para as mulheres e desastre financeiro para os seus companheiros!!!!

Suas bem montadas casas de negócios – lojas de roupas feitas para ambos os sexos, sapatarias, joalherias em grande quantidade, movelarias, restaurantes simples e requintados: tudo arrumado de forma a atrair ao incauto passante que cai como mosca no mel. As praias propriamente ditas, com areia, não existem em Nice. O que há é um pedregulho cinza escuro resultado do represamento da água, para poderem fazer a linda e longa avenida. O mar sim, como sempre, dá a sua nota em elegância e beleza… Deve ser muito bom para velejar. Cannes é bem simples e, no entanto, tem o encanto das flores, da amplitude, apesar de ter, talvez a metade de Nice.

Se esse povo que vem tomar banho nas praias, desde Saint Tropez até Nice, vissem as nossas praias, isso aqui perderia todo e qualquer atrativo que tem para o turista. Infelizmente não estamos preparados para tais eventos. Basta, por enquanto, que eles descubram as praias portuguesas, que são lindas e têm a vantagem de ter areia na beira do mar. Aqui é areia escura ou como terra, ou rochas escarpadas ou pedrisco. Não é exagero. Que, já viu isto por aqui saberá que estou dizendo a verdade.

Riviera Francesa

Jantamos ontem, em um restaurante típico italiano. O local é pequeno, cheio de gente até as bordas, gente em pé esperando, incluindo nós que levamos uns 15 minutos montando guarda. São apenas 6 garçons “elétricos” que procuram da melhor maneira possível dar conta do recado.

Nunca me diverti tanto em um restaurante, são duas ou três mesas retangulares, unidas pela cabeceira. Ali sentam sete ou oito pessoas e, em nossa mesa fomos nós quatro e um casal de americanos com uma filha. O esforço dos garçons para nos servir é uma verdadeira pândega. Comemos lasanha verde com vinho. Ótimo. A sobremesa foi morangos. Ótimo outra vez. O nome do restaurante é “O Palermo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s