26/Maio – Capela Sistina, Itália

No cinema foi bem montada, melhor que na realidade. Como Museu, não tem igual na Itália. A riqueza em ouro, mármore, pedras preciosas, bronze, cristais, biblioteca, tapetes,… sei lá mais o que! … As paredes forradas de pintura perdem alguma coisa do seu brilho, diante das belezas dos tetos.

Fica-se de pescoço doído de tanto olhar para cima. Aquilo ali é um mundo para se andar. As pessoas que entendem de escultura e pintura se sentiriam no céu. É indescritível tudo que forma a Capela Sistina.

As esculturas ocupam salas e mais salas de obras de artes antigas. Todos os personagens da mitologia – senadores romanos, gladiadores, animais, santos, papas, crianças e ……….. Tudo bem arrumado e catalogado. A maioria tem nas mãos um guia – livro, ou tem um guia a falar para indicar ou mostrar de tudo que lá existe.

Tívoli

Encarrapitado num morro dá a impressão de um presépio.

É realmente uma cidade bonitinha, agradável. O atrativo turístico é um palácio de veraneio dos Reis. Construído há 16 séculos. O local onde foi construído tem o nome de Vila D’Este e o Palácio tem o nome da cidade: Tívoli. Pena que a chuva desmantelou o nosso passeio. O palácio não é grande coisa.

É simplesmente uma casa grande de fazenda, dessas que há aos montes em nossa terra, com a diferença que a única comodidade é a capela dentro de casa. A escada em caracol possui.

O que tem de muito bonito é o Parque, cheio de repuxos, de fontes, tanques enormes como piscinas, regato preparados para a beleza do Parque e a comodidade de suas majestade. Estátuas de várias formas – de gente, animais, fauna, ninfas; completam o conjunto junto com arvores, escadas, rampas e plantas floridas de toda espécie. Mas Santa Clara não queria que fossemos lá e mandou chuva! E na hora que o dilúvio caiu, nós estávamos lá em baixo, na fonte principal. Seu pai tirou uma fotos. Se ficarem como as outras, ainda bem.

Quando voltamos de Tívoli, fomos fazer compras e voltamos para o hotel. Estava tão cansada, que cheguei e me deitei. Jantamos mais ou menos as 20h30 num restaurante perto do hotel.

Saímos de Roma no dia 27 pela manhã, 8h30. Chegamos em Nápoles – 11h45.

Em Nápoles

A hora é hora europeia. Aqui na Itália, ela está adiantada da nossa 5 horas. Ao entrar a primavera acontece assim. Na Espanha o comércio abre as 9h30 (hora local) e na Itália, 8h. Na França é também o mesmo ritmo – 8h ou 9h30. Em Portugal não sei bem, não fizemos compras lá. Só sei que em todos esses lugares que passamos, fecham o comércio às 12 horas, ou seja, ao meio dia, e se abre às 16h, fechando novamente as 20h.

Estação Pompéia

Fizemos uma rápida visita à Pompéia. Rápida porque precisaríamos de um dia todo para uma visita com guia. Pelo livro vocês verão a beleza que o Vesúvio tragou. Tem indicação para Herculano, mas não fomos lá, e a outra cidade destruída é …..

Pompéia

Fomos depois a Sorrento. É uma continuação da Costa Napolitana. Construída sobre as escarpas do mar, é um sonho para o veranista que frequenta estas plagas e para nós que a admiramos. Muito florida e alegre, temos a forte impressão que lá, naquela cidadezinha, todo mundo é feliz.

Sorrento.

Passeio em Capri – saída do barco 11 horas.

Anúncios

2 pensamentos sobre “26/Maio – Capela Sistina, Itália

  1. Meu nome é Rosiberto Cavalcanti, e já conhecia muito, de nome, sua avó Fernandina, pois ela é a amiga mais lembrada por minha sogra, D.Leonor Monteiro, em nossas conversas sobre sua infância e juventude em Rio Largo.
    D.Leonor gostou muito de ver as fotos,(ela está em duas delas), o vídeo e ouvir sobre a amiga de tantos anos atrás, lembrando que elas tem a mesma idade,96 anos, uma em 26 de fevereiro e a outra em 26 de agosto.
    Um abraço, até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s