30/Maio/71 – Florença, Itália

Saímos de Napoli às 8h30h. Estamos indo para Florença ou Firenze (em italiano), de onde iremos para Veneza e depois Verona, onde dormiremos.

Dormiremos hoje em Florença e amanhã em Verona, terra de Romeu e Julieta. Em seguida iremos a Milão e Turim.

Chegamos aqui eram umas 15h30. Fomos dar uma vista d’olhos na cidade, que é grande e bonita. Velha também.

O que não é velho na Itália? Estivemos em uma Igreja (Catedral ou Duomo). Linda por fora, toda em azulejos. Por dentro é simplesmente feia e escura. Bonito é o Batistério. É um conjunto como o de Pisa. Igreja, Batistério e Torre. Só que Pisa, além de ser construída em área bem maior, é bem mais bonita, por dentro e por fora.

As águas do Rio Arno, que banha Florença, romperam o muro que circunda a cidade como proteção, isso há uns dois ou três anos, e quase acabam com a parte de baixo da cidade. Houveram coisas que não puderam recuperar, como por exemplo pinturas. Pelas marcas que ainda existem devem ter subido uns três metros.

De noite, Florença encanta a gente. Na Praça da República, que é a principal no centro comercial, tem, não sei se todas as noites – fui informada que, no verão, são todas as noites – um bar-restaurante que promove orquestra com piano, bateria e saxofone com cantores. As mesas em frente ao restaurante chegam até o meio da rua. O local é cercado e em parte coberto por uma lona.

A auto-estrada da Itália é cortada por túneis. O país por ser muito acidentado pede isso. Tem túneis tão grandes que lá dentro existem quatro ou cinco telefones, como serviço de SOS. Isso em toda a estrada europeia existe. E tem mais: todo túnel ou galeria, como chamam aqui, tem nome.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s