10/Junho/71

Estamos esperando Lourdes e Waldemar para ver se alcançamos o ônibus para darmos um giro na cidade e conhecer os pontos mais interessantes. Um vento frio envolve toda a cidade dando-nos a ideia de que não saímos de São Paulo. Estamos no ônibus “Tour”, partindo da Praça e vai começar a peregrinação.

Tivoli, parque de atrações em Copenhagem

Alcançamos o Tívoli, uma espécie de parque de diversões. É permanente e é uma das maiores atrações das noites desta agradável cidade. Depois veio a Estação Ferroviária e o Museu de exposição permanente. Tudo isso são edifícios enormes em cor escura e esse Museu é exteriormente muito feio.

Tivoli, parque de atrações em Copenhagem

Palácio do Bispo – bonito e no jardim tem uma maquete da cidade que ele fundou: Copenhagen. Edifício enorme é o antigo mercado de arenques, onde havia negócios com todo o mundo e depois mercado de carnes.

O Museu foi doado por uma cervejaria (não sei qual) ao país. Na entrada tem a estátua do famoso Rodin “O pensador”, fora outras que circundam todo o edifício.

Museu Nacional – antigo mercado

Tribunal – construído há 1.200 anos

O Rei Cristiano IV foi o segundo fundador da cidade, uma espécie de sultão dinamarquês, pelo que se sabe, teve cinquenta filhos; dizem aqui que ele foi o pai da Europa, pois vários filhos casaram nas cortes europeias. Construiu para a sua favorita um lindo parque, que ainda hoje embeleza a cidade, um castelo e uma fortaleza. Dizem também que existem poucas famílias na Dinamarca que não tenham por avô ou bisavô o Rei Cristiano IV. Não foi prolixo só em mulheres e filhos, foi também um grande benfeitor desta cidade que, como dizem os filhos dela, foi seu segundo fundador.

Construiu castelos, lagos (o Tívoli é artificial), museus e um mundo de coisas que honram ao seu antigo Rei. Existe aqui o Tívoli Parque e Lago Tívoli. Os lagos naturais são em três com água doce. Tem um fato interessante, narrado com crítica pelo guia: a Embaixada dos Estados Unidos e União Soviética são divididas pelo cemitério.

Igreja inglesa (anglicana) num belo edifício e em um gramado bem cuidado o busto de Churchill. Ao lado desta igreja existe uma fonte enorme que é um monumento: ela marca o local da fundação da cidade, se chama Fonte Gefion.

Estátua da Pequena Sereia: “Ela tem uma expressão triste de quem perdeu o amor e foi obrigada a ir para muito longe dele”.

No Parque, construído por Cristiano IV, existe ainda de notável um monumento aos marinheiros mortos na I Guerra Mundial e ao soldado, bem mais moderno (atual), a Associação do Ya (Club ou Real). Tem ainda, na beira do mar que bordeia o Parque, a estátua da Sereia. Ela tem uma expressão triste de quem perdeu o amor e foi obrigada a ir para muito longe dele.

Lá ao longe se vê uma ilhota com uma fortaleza. Dista de Suécia cerca de 3 km.

Bairro Porto Novo – construído por Cristiano IV, tem barcos mais rápidos para serem usados nos canais.

Existe uma estátua do fundador de Copenhagen, Bispo Absalon, muito bonita e muito coberta de excremento dos pombos.

Academia e teatro reais no mesmo quarteirão. Por fim, dos monumentos históricos que consegui registrar, existe a residência dos Reis, construída por Frederico V, Igreja, Palácio Real, palácio onde mora sua filha e outro onde funcionam para recepções e hospedagens de estrangeiros importantes. O Rei atual, Frederico IX, tem 73 anos, é tetraneto do idealizador das residências.

Lavei um lenço grande de cretone (estou resfriada) às 6h manhã e às 8h estava enxuto, dentro do banheiro!! Diz o Antenor que até os velhos ficam enxutos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s